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Garantia

Prazo de Garantia para equipamentos de impressão e materiais de consumo das marcas LEXMARK, OKI, RICOH, SAMSUNG:
(Exceto para linha Lexmark Pro)

a) Os equipamentos possuem garantia de 1 ano contados após a emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda.

b) Material de consumo, toner, cilindro, cartuchos e etc., possuem garantia de 90 dias após emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda.

c) A Garantia cobre o reparo e a substituição gratuita de peças, quando comprovado por exame realizado pelo Departamento de Serviços COGRA;

d) As peças julgadas pela COGRA como defeituosas passarão a ser de sua propriedade exclusiva após sua substituição. As peças de reposição fornecidas nos termos do presente Procedimento de Garantia estarão cobertas pelo restante do prazo de garantia, como se fossem componentes originais do equipamento;


Prazo de Garantia para equipamentos de impressão e materiais de consumo da marca SHARP:

a) Os equipamentos possuem garantia de 6 meses contados após a emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda.

b) Material de consumo, toner, cilindro, cartuchos e etc., possuem garantia de 90 dias após emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda.

c) A Garantia cobre o reparo e a substituição gratuita de peças, quando comprovado por exame realizado pelo Departamento de Serviços COGRA;

d) As peças julgadas pela COGRA como defeituosas passarão a ser de sua propriedade exclusiva após sua substituição. As peças de reposição fornecidas nos termos do presente Procedimento de Garantia estarão cobertas pelo restante do prazo de garantia, como se fossem componentes originais do equipamento;


A COGRA provê o ressarcimento de garantia à Rede de Serviços para os produtos comercializados por ela, contando o prazo de garantia a partir da data de emissão da nota fiscal de venda COGRA ao revendedor autorizado, desde que o produto tenha sido instalado por um profissional treinado, que sua utilização esteja de acordo com o manual de operação e que a reprodução de cópias/impressão respeite o limite de volume definido para cada produto. (Ver Certificado de Garantia de cada produto).

O processo de garantia COGRA respeita as normas impostas pelos fabricantes.

 

1. Documentos necessários que deverão ser remetidos para a COGRA antes do envio do equipamento ou peça:

 

a) Intercâmbio de Informações COGRA, deverá ser preenchido de forma completa pelo técnico ou responsável pela assistência técnica. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO;

b) Cópia da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda;

c) Página de “Dados do Sistema” ou “Configuração”, sempre que possível;

d) Foto ou cópia da etiqueta com o número de série do equipamento.

 

NOTA: A documentação deverá ser enviada ANTES do envio do equipamento ou peça, ou seja, no momento da solicitação da garantia junto a COGRA. Após análise da documentação, a COGRA autorizará ou não o envio do produto. Os equipamentos ou peças enviados sem autorização serão devolvidos.

 

2. Procedimento de envio de peças e máquinas para Garantia:

 

a) Preencher o Intercâmbio de Informações COGRA e enviá-lo juntamente com a cópia da Nota Fiscal de venda, a página de configuração (quando possível) e a foto contendo o número de série legível, todos digitalizados, para laboratorio@cogra.com.br

b) Após análise da documentação, o Departamento de Serviços informará se o equipamento ou peça poderá ser enviado e também se a garantia será concedida.

c) O laboratório retornará ao revendedor o número de autorização (RMA). O número da autorização deve constar obrigatoriamente no corpo da NF de Remessa

d) O revendedor deverá emitir uma Nota Fiscal conforme descrito abaixo:

Para equipamentos, emitir NF de Remessa para Conserto.

CFOP5915, para as revendas que estão localizadas em São Paulo.
CFOP6915, para as revendas localizadas em outros Estados.

Para peças e consumíveis emitir NF de Remessa Garantia.

CFOP5949, para as revendas que estão localizadas em São Paulo.
CFOP6949, para as revendas localizadas em outros Estados.

e) Junto com o equipamento ou peça, dentro da caixa deverá ser incluída uma cópia do intercambio de Informação COGRA para nossa identificação.

f) Em caso de garantia, o revendedor deverá contratar a transportadora para enviar o material pagando o frete da remessa. O retorno será pago pela COGRA.

 

Nossos dados para envio de equipamentos e peças:


COGRA COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.

R. Cristovam de Vita, 260 – Unidades 17 e 18 – SL B

Bairro das Pedras – CEP 06730-000 – Vargem Grande Paulista · SP

CNPJ: 06.064.114/0003-43

IE: 720.048.282.112

 

3. Prazo e Condições da Garantia.

 

a) Os equipamentos possuem garantia de 1 ano contados após a emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda.

b) Material de consumo, toner, cilindro, cartuchos e etc., possuem garantia de 90 dias após emissão da Nota Fiscal de venda da COGRA para a Revenda.

c) A Garantia cobre o reparo e a substituição gratuita de peças, quando comprovado por exame realizado pelo Departamento de Serviços COGRA;

d) As peças julgadas pela COGRA como defeituosas passarão a ser de sua propriedade exclusiva após sua substituição. As peças de reposição fornecidas nos termos do presente Procedimento de Garantia estarão cobertas pelo restante do prazo de garantia, como se fossem componentes originais do equipamento;

 

A Garantia não cobre:

- Embalagem e transporte de produtos para a COGRA;
- Conserto de avarias e danos causados por água, fogo, utilização de rede imprópria ou sujeita à variações bruscas e excessivas de temperatura, imperícia, negligência ou imprudência na operação do equipamento e/ou acidentes de qualquer espécie;
- Gabinetes, tampas, bandeja, cassetes, vidro de exposição.

A Garantia não terá efeito:

- Quando o cartucho de toner ou cilindro que acompanha o equipamento for aberto para análise ou recarga;
- Quando a placa principal do equipamento for inicializada através do “reset” da simulação do técnico;
- Quando o número de série for removido, adulterado ou tornado ilegível;
- Quando ocorrer danos causados pelo uso de software, hardware, peças, acessórios, consumíveis, cartucho e cilindros não compatíveis com as especificações do produto e/ou reprocessados e/ou fornecidos por fabricantes não reconhecidos pela COGRA;
- Quando a Revenda não fornecer os documentos e os relatórios devidamente preenchidos, descritos no primeiro parágrafo deste Procedimento de Garantia;
- Quando não houver concordância entre o relatório e o equipamento ou peça enviada pela Revenda.
- Quando exceder o volume de impressões/cópias especificado pelo fabricante.

 

4. Observações Gerais

 

- A Revenda não deverá utilizar a rede de Assistência Técnica do Fabricante, para reclamar a Garantia.
- A Revenda deve solicitar a Garantia para a COGRA e esta por sua vez reportará ao Fabricante;
- A COGRA não se responsabiliza por danos causados pela transportadora, portanto o equipamento/peça deverá estar convenientemente embalado. O material será analisado no momento do recebimento e se houver qualquer avaria a revenda será notificada imediatamente.
- Todas as informações acima deverão ser criteriosamente respeitadas, caso contrário a COGRA devolverá o material ou cobrará os custos adicionais.
- Após o recebimento do produto em garantia nos termos acima, a COGRA deverá disponibilizar o mesmo para ser coletado no prazo de 15 dias úteis.
- Excepcionalmente este prazo poderá ser prorrogado por motivos de força maior, quando eventos externos alheios à COGRA assim determinarem.